A ffective I dentifications : T elenovelas and audience interpretation

I dentificações afetivas : telenovelas e as interpretações das audiências

Buarque de Almeida, Heloisa; Universidade de São Paulo

En:
RUNA, archivo para las ciencias del hombre; Vol. 34, núm. 2 (2013); 163-176
Editor:
Instituto de Ciencias Antropológicas
Fecha:
2013-07-30
Tipo de documento: 
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artículos evaluados por pares
Formato: 
application/pdf
Idioma: 
por
Temas:
Telenovelas; Gender; Consumption; Sentimental Education; Media
Temas 2:
Telenovelas; Gênero; Consumo; Educação dos sentimentos; Mídia - Telenovelas; Gênero; Consumo; Educação dos sentimentos; Mídia; Telenovelas; Gender; Consumption; Sentimental Education; Media
Contenido: 
Este artigo retoma de modo resumido uma reflexão sobre a forma de interação das audiências com as telenovelas, buscando entender tanto o poder da mídia — especialmente na esfera do consumo — como a forma complexa de negociação de sentidos que se dá na esfera da recepção. A partir da pesquisa etnográfica, que teve como recorte empírico inicial a novela “O Rei do Gado” (exibida pela Rede Globo entre 1996-97), se fez um estudo com pessoas de camadas médias e populares numa cidade média do estado de Minas Gerais (Brasil). Examino questões de gênero e a promoção do consumo considerando um processo de “identificação afetiva” que se dá nessa convivência cotidiana com as narrativas.
Abstract: 
This article summarizes reflections on the interactions of audiences with telenovelas, seeking to understand both the power of media —particularly in terms of promoting consumption— as well as the complex negotiation of meanings that takes place throughout reception. Through ethnographic research that considered the telenovela “The Cattle King” (O rei do gado, aired by Globo network in 1996-97) as a starting point, I studied the everyday lives of people from middle and lower classes in a mid-sized city in the state of Minas Gerais, Brazil.I analyze issues of gender and the promotion of consumption considering a process of affective identificationthat takes place in this everyday relationship with narratives.
Abstract: 
El artículo retoma de modo resumido una reflexión acerca de la forma de interacción entre los televidentes y las novelas, buscando entender tanto el poder de los medios —especialmente en la esfera del consumo- así como la manera compleja de negociación de sentidos que se da en la esfera de la recepción. A partir de la investigación etnográfica, que tuvo como recorte empírico inicial la novela “O rei do gado” (El rey del ganado) exhibida por la Red Globo entre 1996 y 1997, se realizó un estudio con personas de estratos medios y populares en una ciudad mediana en el estado de Minas Gerais (Brasil). Examino preguntas referidas al género y a la promoción del consumo considerando un proceso de “identificación afectiva” que se da en esa convivencia cotidiana con las narrativas.
Identificador(es):
http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/runa/article/view/641
ISSN 1851-9628 (impreso)
ISSN 0325-1217 (electrónico)
Derechos:
info:eu-repo/semantics/openAccess
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Cita bibliográfica:

Buarque de Almeida, Heloisa; Universidade de São Paulo (2013-07-30).  A ffective I dentifications : T elenovelas and audience interpretation.  (info:eu-repo/semantics/article).  En: RUNA, archivo para las ciencias del hombre; Vol. 34, núm. 2 (2013); 163-176.  Instituto de Ciencias Antropológicas [consultado:  ] Disponible en el Repositorio Digital Institucional de la Universidad de Buenos Aires:  <http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/runa/article/view/641>